terça-feira, 19 de maio de 2009

TABULEIRO (por jana)


Iniciamos este processo algum tempo atrás. Foi precioso cria-lo, executa-lo e compartilhar o meu código corporal com as outras bailarinas.


Ouviamos incansavelmente a música, anotavamos tudo, cada 12345678 se transformava em matéria prima para nossa criatividade.


Movimentos que eram meus, de Patricia e de Sandra foram rearrumados, codificados e musicalizados por Branco.


E foi desta forma que construimos a coreografia EU SINTO A TERRA MOVER-SE SOB OS MEUS PÉS.


E hoje estamos cá novamente discutindo, desta vez mais maduramente, sobre este que será nosso futuro espetáculo.


Estímulos diferentes norteiam nossa pesquisa, a exemplo disto temos o xadrez como um dos caminhos a ser estudado.


RELATO PARTICULAR SOBRE O XADREZ


Nunca joguei xadrez em minha vida. Comecei a pesquisar na internet algumas informações históricas. Então, com algumas tentativas fracassadas de jogar sem nenhuma instrução, decidi fazer células coreográficas para cada peça do jogo, tendo como foco (para decorar) as direções de cada peça do jogo. Horizontalidade, verticalidade e diagonal se tornaram meus melhores e maiores aliados neste momento.


Sinto-me mais próxima do entendimento.


PARTE PRÁTICA


Branco no dia 14/05/09 me pediu para fazer um tabuleiro de xadrez, depois me mandou uma das imagem que vocês irão observar aqui, e a partir disto começamos a discutir várias relações que podemos estabelecer com o movimento e o xadrez.


Além disto temos o estudo da imagem e suas particulas (pixels) como pontos de partida para investigação. Pude perceber também através de nossas reuniões que a luz e a música exerceram papéis fundamentais para o espetáculo.


Por enquanto, neste momento fica aqui um relato mais nostálgico que prático.


até breve


Janaina Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário